PSICOLOGIA DE PONTOS FORTES

Conheça e se apaixone por essa abordagem humana e inovadora, ainda pouco difundida no Brasil

A Psicologia de Pontos Fortes

A história inicia-se em 1949, através do trabalho do Dr. Donald O. Clifton (1925-2003), o pai da psicologia dos pontos fortes, que tinha como objetivo destacar o que havia de positivo nas pessoas. Ele acreditava que seria muito mais efetivo valorizar e desenvolver o ser humano, a partir de suas habilidades naturais, focando no que há de mais certo nelas, ao invés de tentar melhorar o que não é tão bom.

Ao longo de 50 anos de pesquisas, foi criada a linguagem dos 34 temas de talentos mais comuns, e desenvolvida a avaliação para descobrir os Talentos Naturais, hoje chamada de CliftonStrengths®.

O que são Talentos Naturais?

Sabe aquelas coisas que você faz naturalmente e com facilidade?

Você entende por que se interessa por determinados assuntos, mas outros não?

Você já se perguntou por que faz certas escolhas? Por que gosta de certas coisas? Por que faz algumas coisas melhor do que outras?

Isso tem um motivo. São seus talentos naturais.

Cada um de nós tem um jeito único de ser. Algo que está relacionado à nossa essência.

Nossos Talentos Naturais podem se tornar Pontos Fortes se aplicados de forma consciente e recorrente no nosso dia a dia, despertando o melhor do nosso potencial e gerando resultados.

Os cientistas definiram, após longos estudos, que seria impossível considerar todas as habilidades do ser humano, então, eles agruparam as similares, chegando a 34 Temas de Talentos.

Como funciona a Avaliação de Talentos?

A Avaliação CliftonStrengths® só precisa ser feita uma vez na vida, porque, como ela tem relação com sua essência, captará suas habilidades originais, ou seja, seu DNA de Talentos.

A ferramenta é paga, sendo propriedade da empresa Gallup (EUA).

Para comprar a avaliação, você pode acessar diretamente o site da Gallup, ou contratar minha mentoria individual, que já conta com o teste. A avaliação é feita num sistema próprio da Gallup, sendo necessário o preenchimento de um cadastro simples.

São 177 questões, as quais devem ser respondidas de forma rápida, sem pensar muito, e o relatório é liberado automaticamente, abrangendo seus TOP5, TO10 ou TO34, a partir do serviço contratado.

No seu relatório você terá a indicação da ordem em que os 34 Temas de Talentos aparecem em você, e o que essa junção representa na definição do seu jeito de ser.

Por que eu devo conhecer os meus Talentos?

Você pode e deve recorrer a todo tipo de ferramenta de autoconhecimento que possa lhe ajudar a se reconhecer por baixo da armadura que criamos ao longo de nossas vidas.

Em algum momento, e talvez seja agora, você vai sentir falta de algo. Como uma angústia, uma sensação de não pertencimento, uma ausência de sentido. Aí, sim, entenderá que precisa parar um pouco para olhar mais para si mesmo (a).

Descobrir seus Talentos Naturais é uma forma de autocuidado. Uma atenção que se dá para o seu interior, respeitando o seu jeito de ser. E tratando-se de uma ferramenta cientificamente comprovada, você tem a certeza de que está investindo em informações confiáveis .

Pouco investimos em autoconhecimento ao longo de nossas vidas, resultando em carreiras frustradas, profissionais ansiosos e depressivos, muitas horas perdidas em cursos que não terminamos, dinheiro jogado no lixo.

Para exemplificar o impacto que pode gerar na sua vida, digo que, por longos anos, trabalhei com gestão de projetos, não levando em consideração uma satisfação interna que eu sentia ao contribuir para o desenvolvimento humano e profissional dos colegas e amigos. Até que, em meio a uma dúvida e sensação de perda de identidade, realizei a avaliação de Talentos e me reencontrei.

Por isso escolhi essa ferramenta para trabalhar nas mentorias.

Reconhecer e valorizar quem você é de verdade!

Como eu devo usar meus Talentos no dia a dia?

Não basta realizar a avaliação, ler o relatório e engavetar. Lembre-se de que há todo um estudo científico envolvido, o qual resultou numa metodologia pautada em três pilares:

IDENTIFIQUE - DIRECIONE - VALORIZE

O conhecimento de seus Talentos Naturais indicará o início de um processo de desenvolvimento humano, que pode e deve reverberar na sua vida profissional.

Tendo consciência de seu potencial, você estará mais apto a perceber oportunidades que estejam alinhadas ao seu propósito. Aquilo que ama fazer.

Poderá, ainda, escolher com mais efetividade os cursos de aperfeiçoamento, parando de investir nos assuntos desalinhados com seus objetivos.

No seu dia a dia, você poderá começar a pensar nas suas atividades, percebendo quais e como poderá utilizar seus Talentos Naturais para otimizar a ação e garantir os melhores resultados.

E se conhecer os talentos dos colegas, saberá a quem pedir ajuda.

Seus Talentos representam o seu SER.

E podem se tornar Pontos Fortes, se você começar a FAZER.

Por que é inovadora e apaixonante?

Imagine um mundo onde só enxergássemos o melhor dos outros!

E isso não significa ignorarmos o que há de ruim, mas investirmos mais tempo e energia na ampliação da clareza e autoconfiança das pessoas.

Pense na seguinte situação: Uma criança demonstra grande interesse por determinadas matérias. Se sai bem e tem satisfação em passar um tempo estudando aqueles assuntos. Porém, por outras matérias, não tem tanto interesse. O que fazer?

Numa abordagem tradicional, o foco seria fazer com que ela se saísse bem também nas demais. Perdendo a oportunidade de se desenvolver e se tornar extraordinária no que ela já demonstrava facilidade e satisfação.

Então, desde cedo, podemos começar a prestar mais atenção ao que somos de verdade. Ao que gostamos. Ao que nos faz brilhar os olhos.

A Psicologia de Pontos Fortes é inovadora, porque nos incentiva a destacar o melhor de nós. E é apaixonante, porque preza a individualidade e unicidade do ser humano, mas destaca o poder das parcerias, ou seja, podemos nos complementar.